sexta-feira, 5 de março de 2010

“Força e honra”: uma visita à “Máfia Dourada” no Orkut


São mais de 300 comunidades no Orkut com o seu nome. Fora outras tantas, com outros títulos, que tratam basicamente do que ele faz ou deixa de fazer 24 horas por dia. Marcelo Dourado é “o cara”, “o mito”, “o rei”, “a lenda”, mas também “o monstro” do Big Brother Brasil. Graças ao carisma e desempenho que vem mostrando, o reality show global gira, já há algumas semanas, basicamente em torno do candidato.

Uma visita às comunidades que apoiam Dourado no Orkut ajuda a dar uma dimensão do fenômeno. Com 614 mil membros, “Marcelo Dourado Mestre BBB 10” é uma das maiores. Também muito freqüentada é a “Máfia Dourada”, com quase 100 mil integrantes. São grupos que discutem o programa a sério, convocam os seus participantes a votar e enaltecem os feitos do “mito”.

Também há comunidades menos freqüentadas, mas não menos instrutivas, como “Marcelo Dourado para presidente” e “Marcelo Dourado eu pegava”, que se contrapõem a grupos que se unem em torno de propostas como “Eu odeio Marcelo Dourado” e “Marcelo Dourado o monstro BBB”

Em quase todas as comunidades há fóruns com tópicos em homenagem às “frases do mestre”. São relembradas, orgulhosa e repetidamente, passagens de Dourado no programa, como as ameaças a Angélica (“era pra mim ter quebrado o dedo dela”), o seu grito de guerra (“força e honra”), sua reação ao ver a avó na plateia (“minha avó é mafiosa”) e outras tiradas, como a musiquinha que cantou: “Quem tem medo do paredão, paredão, paredão”

A aversão de Dourado aos gays que participam do programa é um tema recorrente nas comunidades. Sua opinião de que heterossexuais não contraem o vírus da Aids é tratada como um equívoco menor, não como manifestação de preconceito. Ainda que pululem comentários com ofensas a homossexuais, há grande preocupação entre os moderadores destas comunidades em rechaçar a ideia que o candidato seja homofóbico.

Veja, por exemplo, a observação de um moderador, em resposta a um comentarista que chamou a atenção para a homofobia de Dourado: “A máfia dourada em ação. Somos os melhores e mais numerosos, orgulho hetero, mas respeitando os homossexuais... É totalmente normal nos orgulharmos do que somos... IDIOTA, você tem que se orgulhar de ser IDIOTA, porque está manchando a imagem dum cara legal”

O esforço de votar seguidamente em Dourado é visto nestas comunidades como um sacrifício em nome de algo maior. “Você que está com o braço cansado, perdeu sono, pode saber que você lutou por uma pessoa que merece. O mestre é o exemplo de cada um de nós lá dentro. Um cara humilde, lutador, guerreiro, sincero, uma pessoa que é o líder de uma máfia grande, guerreira e batalhadora igual ele!!!” E ainda: “Máfia Dourada qual é a sua missão??? Fazer que o mestre ganha esse milhão!!”

Outro tema sensível, que as comunidades enfrentam abertamente, é o da tatuagem de Dourado que reproduz uma suástica. “Deixa o cara!!! Por mim, ele pode tatuar o ADOLF HITLLER, que se f...!!! Quero mais é que ele ganhe, e acabe com aquela turminha lá, de fofoqueiros e falsos!!”, escreveu uma fã. “Até eu vou agora colocar uma suástica no braço ou nas costas pra simbolizar a hipocrisia mundial, e a vontade de justiça e ordem nesse mundo!”, escreveu outro.

Como as demais comunidades relacionadas ao BBB no Orkut, as que fazem a defesa de Dourado não apenas funcionam como um espaço para estimular votos, mas também para combinar ações em conjunto. As recentes críticas do novelista Aguinaldo Silva a Dourado (“não passa de um paraibazinho muito do chinfrim”, escreveu) provocaram várias reações deste tipo.

“O Aguinaldo Silva falou mal do mestre no Twitter, não podemos deixar por menos, criem um tópico todo dedicado a galera que tem Twitter pra detonar a bee safada”, propôs um fã. Também não faltam ameaças veladas, como: “Temos que tomar alguma providência sobre o fdp do Aguinaldo Silva. Ele falou mal gratuitamente do Dourado e isso vai ter retorno. Não podemos deixar isso acontecer”, escreveu outro.

Em tempo: como o tema costuma provocar reações acaloradas, já aviso que não serão aceitos comentários com ofensas.


Fonte: http://mauriciostycer.blog.uol.com.br/

2 comentários:

Anônimo 5 de março de 2010 às 15:29  

Poxa to trixte torcia muito pro Kadu
chegar ate a final com Dourado
Mas pelo q eu to vendo pelo ppv
sei nao !!!!!

Unknown 23 de março de 2010 às 21:31  

Porra a mafia e do caralhooooo!!!!
agora e o filho da P**** do Dicesar!!!

FORÇA E HONRA !!!!

SELO - ORGULHO DOURADO

<b>SELO - ORGULHO DOURADO</b>

100% DOURADO

<b>100% DOURADO</b>

SELO - GO DOURADO

<b>SELO - GO DOURADO</b>

SELO - MÁFIA DOURADA

<b>SELO - MÁFIA DOURADA </b>

Pesquisar este blog

  © Blogger template Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP